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Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, “O zinco é um mineral muito importante para a manutenção da saúde porque ele participa em mais de 300 reações químicas do corpo. Dessa forma, quando está em pouca quantidade no organismo, pode causar várias alterações, especialmente no sistema imune e na produção de hormônios.

As principais fontes de zinco são os alimentos de origem animal como ostra, camarão, e as carnes de vaca, frango, peixe e fígado. Gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos também são ricos em zinco, mas as frutas e hortaliças em geral, apesar de terem zinco, não são as melhores fontes porque não permitem uma boa absorção deste mineral’’.

Ainda podem ser citadas 10 contribuições deste mineral para o organismo:

• Contribui para um cabelo macio e brilhante, combatendo a queda;
• Ajuda na absorção da vitamina A;
• Ajuda no tratamento da depressão;
• Estimula a função da tireoide;
• Protege contra infecções porque atua no sistema imune;
• Previne a diabetes tipo 2;
• Facilita a cicatrização de feridas;
• Previne o aparecimento de câncer;
• Ajuda no tratamento da acne;
• Previne o câncer e o envelhecimento, por ter ação antioxidante.

No entanto, como participa na maior parte das reações corporais, o zinco tem outras ações importantes, especialmente a nível neuronal e hormonal.

Converse com seu médico ou nutricionista nas consultas de rotina, além de orientar, certamente ele é o aliado para analisar quais vitaminas, suplementos e complementos alimentares são necessários para manutenção de sua saúde.

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Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste post, têm caráter meramente informativo. Elas não substituem um aconselhamento e o acompanhamento individualizado de profissionais de saúde.

Fonte: Pharmaceutical Consultoria.

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